Ao comprar pães integrais, é muito importante analisar as informações nutricionais exibidas naqueles pequenos rótulos na parte de trás das embalagens.
Veja a seguir as principais dicas para escolher um pãozinho saudável:
Fique longe dos pães com altas quantidades de farinha de trigo ou farinha de trigo enriquecida.
Esses dois termos indicam que o grão é refinado, isto é, destituído do gérmem do trigo e farelo, que são ricos em nutrientes e fibras. Nesse caso, eles lhe oferecem apenas o amido, sem nenhuma das contrapartidas benéficas à saúde.
Fique de olho, ainda, quanto à presença de gorduras trans (óleos vegetais hidrogenados ou parcialmente hidrogenados), que o torna mais propoenso a desenvolver uma doença cardíaca.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece que o pão integral é aquele preparado com farinha de trigo e farinha de trigo integral, fibra de trigo ou farelo de trigo, mas não exige um mínimo de quantidade de fibras ou de farinha de trigo integral para classificar o pão como deste tipo.
A brecha deixa as marcas livres para chamar de integrais os pães que contém quase nenhuma farinha integral e são ricos em farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, que é a tradicional farinha branca refinada. Por isso é importante que você observe atentamente a tabela nutricional, não apenas o rótulo.
Além disso, na hora de comprar pão, preste muita atenção às quantidades de fibra alimentar: quanto mais melhor. Elas ajudam na digestão e no funcionamento do intestino.