– 1 ovo
– 1 colher de sobremesa de purê de inhame (inhame cozido e amassado, bem molinho)
– 1 colher de sobremesa de farelo de aveia ou farinha de aveia
– 1 colher de sobremesa de cottage
– pitada de sal
misture tudo com um garfo. Leve ao fogo em uma mini frigideira, fogo baixo, tampado. Deixe dourar, vire e deixe dourar do outro lado. Pronto! Simples, saudável e funcional. Gostou?
Muito se posta aqui e ali falando que tal alimento é de baixo índice glicêmico, que tal receita é baixo IG. Você sabe o que é isso?
Índice Glicêmico é uma classificação dos alimentos baseada na resposta de glicose no sangue, comparada ã uma resposta padrão, que é a do pão branco. É uma medida bem definida na literatura científica e usada em muitas pesquisas. Quando o índice glicêmico de um alimento está entre os valores de 75-100, é considerado ALTO. Quando está entre 56-74 é considerado MÉDIO. Quando está em 55 ou abaixo disto, é considerado BAIXO.
Está bem solidificado na literatura que o consumo de carboidratos com baixo índice glicêmico está associado em uma resposta redução da glicêmica pós prandial e menor circulação insulina. O que é benéfico tanto para indivíduos que buscam perder peso quanto para pacientes com diabetes.
Ao inhame são atribuídas algumas propriedades nutricionais e funcionais, pelo seu teor de minerais e vitaminas, assim como pelo seu conteúdo de fitoquímicos, como antocianinas, saponinas e polifenóis, além do teor de fibras.
Os compostos ativos do inhame (Terpenóides Carotenoides) têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas (útero, próstata, seio, cólon, reto e pulmão).
Agora a receita, super simples e prática de PANQUECA DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO.
Que carboidratos de baixo índice glicêmico – como o INHAME – “entram” mais devagar na sua corrente sanguínea, exigindo uma resposta mais lenta do corpo para produzir a insulina, que vai captar a glicose (menor partícula de carboidrato) para levar para as células. E isso é mais saudável!
Fontes formais de pesquisa:
PROPRIEDADES DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS E SEU PAPEL NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES – ver artigo completo aqui.