Biomassa de Banana Verde

Dia desses vi pela internet uma receita que levava biomassa de banana verde e confesso que não sabia o que era isso. Fui pesquisar e descobri que a biomassa de banana verde pode ser um excelente ingrediente para várias receitas!!!! Além de ter diversos benefícios para a saúde e ser MUITO fácil de fazer.

 

* BANANA VERDE:

A banana verde é gostosa e pode ajudar na redução de peso e do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Tem bastante amido, fornece energia para o corpo, regula o intestino e ajuda na digestão.

A banana ainda possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Também previne a perda de cálcio, ajudando na prevenção de osteoporose. Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos. Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas.

Quando encontrada na forma de farinha ou biomassa, a banana verde mantém os mesmos nutrientes e calorias. Nesse caso, o amido fica mais resistente e age no organismo da mesma maneira que uma fibra insolúvel: aumenta o volume fecal e a capacidade do corpo de liberar e diminuir as toxinas potencialmente cancerígenas.

 

Ingredientes:

– 12 bananas verdes (usei orgânicas). Na feira é mais fácil de encontrar, mas no Hortifruti no início da semana também costuma ter.

Modo de preparo:

Lave as bananas com casca e sem tirar os cabinhos. Coloque as bananas com casca em uma panela de pressão e cubra com água. Deixe cozinhar por 8 minutos depois que começar a pressão. Desligue o fogo e deixe a pressão acabar sozinha, não abra a tampa.
Em seguida, retire as bananas da água quente com a ajuda de um pegador, tire as cascas (não jogue fora, podem ser utilizadas em outras receitas – vou postar depois) e coloque direto no liquidificador. Acrescente um pouco de água (pode ser a da panela e bata até obter uma massa homogênea.

biomassa02

biomassa03

O ideal é armazenar em potes de vidro na geladeira por até 7 dias. No freezer pode ficar por até 3 meses.

Ela pode ser utilizada em vitaminas, pães, bolos, doces e muito mais. Faça a sua que vamos postar receitas com biomassa na próxima semana!

 

 

2017-02-19T16:59:18+00:00 Categories: Sem categoria|73 Comments

73 Comments

  1. CozinhaFit 27/01/2015 at 18:21

    Oi Jeniffer, tudo bom?
    Eu não jogaria fora não, não acho legal desperdiçar ago apenas por poder ter tido alguma perda que pode nem ser muito expressiva. 🙂 Beijos

  2. Jeniffer 23/01/2015 at 23:16

    Opa, desculpa, correto modificou o Tanino** por titanio. o.O AEHAUEAHEAE

    Tanino faz algum mal?

  3. Jeniffer 23/01/2015 at 23:02

    Oi, fui fazer a biomassa hoje, e quando retirei as bananas verdes da panela de pressão elas estavam com as cascas abertas. Segundo a Márcia Bianchi, a água tem titanio e não é indicada para ser usada. A poupa da fruta, obviamente, entrou em contato com a agua e pode até ter absorvido a agua, devo jogar fora? :C

  4. CozinhaFit 10/11/2014 at 09:07

    Oi Tayla!
    Precisa ver as orientações do fabricante. Nunca usei esse produto.
    Beijos

  5. Tayla Figueiredo 08/11/2014 at 05:28

    Olá, comprei a biomassa pronta já e ela vem compacta, como faço pra ela ficar cremosa? Dissolve com água?

Leave A Comment