Sobremesa Funcional

Uma coisa que sempre comento no instagram e aqui no site é sobre tentar reduzir o máximo possível o uso de açúcar e começar a sentir o verdadeiro gosto das comidas. Especialmente no café, que fica muito mais gostoso depois que você aprende a comer sem açúcar ou adoçante.

Em receitas eu não gosto muito de usar adoçantes porque sempre acho que dá um gosto estranho (no passado eu usava, mas hoje em dia prefiro não usar, mesmo forno e fogão). Essa receita que hoje trago para vocês é um doce funcional, sem nenhuma adição de açúcar e com ingredientes super saudáveis e naturais. Vocês devem tentar provar, mesmo que a primeira vista tenham receio de fazer algo doce sem açúcar ou adoçante porque, de fato, não vão precisar nessa receita.

As tâmaras são naturalmente suuuuper doces e os morangos também, então eles são os principais responsáveis por conferir doçura natural à esta preparação.

Além disso, o leite de coco e a cheia são uma base perfeita e muito rica em nutrientes. A adição de goji berry torna essa receita ainda mais rica e nutritiva, trazendo benefícios antioxidantes e anti0inflamatórios (leia tudo sobre Goji nesse post do Cozinha Fit – clique aqui). E como hibisco também é um ingrediente maravilhoso, optei por usar flores de hibisco desidratadas nesta geléia – aproveita e confere esse post super completo sobre o poder emagrecedor do chá de hibisco, clique aqui.

Ingredientes:

Geléia:
– 6 morangos
– 2 flores de hibisco desidratadas (tem no site Temperos Webveja aqui)
– 1 pau de canela (tem no site Temperos Webveja aqui)
– 3 colheres de sopra de goji berry desidratadas (tem no site Temperos Webveja aqui)
– 1/2 maça pequena
Pudim de chia com coco:
– Leite de coco o quanto bastar
– Chia o quando bastar (usei 3 colheres de café para cada potinho) (tem no site Temperos Web – veja aqui)
Creme de tâmaras:
– uma porção de tâmaras sem caroço
– coco ralado sem açúcar para servir (opcional)

sobremesa sem açúcar funcional

Modo de preparo:

Coloque as tâmaras de molho em água filtrada. Reserve. Enquanto isso, encha dois potinhos pequenos com leite de coco até a metade. Adicione a chia e misture. Leve à geladeira enquanto continua  o próximo passo.

Em uma panela pequena, coloque os morangos, a goji, a canela em pau, as flores de hibisco e raspe a polpa de meia maça com um colher. Misture tudo, coloque meia xícara de água e leve ao fogo. Vá mexendo e se preciso adicione mais água. Quando der o ponto de geléia, retire a canela e a flor de hibisco. Nesse ponto eu decidi processar um pouco com um mixer, diretamente na panela. Se achar necessário, pode fazer isso também.

Jogue fora á agua das tâmaras e as coloque em um mini processador com um pouquinho de água. Bata até formar um creme firme, se preciso coloque mais água.

Montagem:
Retire o pudim de chia com coco da geladeira. Por cima, coloque uma camada da geleia. Leve a geladeira para firmar um pouco (5 minutos) e depois, coloque por cima o creme de tâmara. Salpique coco ralado e sirva! Uma delícia.

Gostou? Não esquece de deixar seu comentário, pergunta, dúvida! Quanto mais vocês comentam, mais animada em fazer novas receitas eu fico! Obrigada desde já 🙂 <3

 

 

2017-05-03T14:18:16+00:00 maio 2nd, 2017|Categories: Doce, Vegano|Tags: , , , |7 Comments

7 Comments

  1. MARIAH POLATO 21/08/2017 at 03:28

    QUANTO TEMPO DE VALIDADE? POIS QUERO VENDER POR EXEMPLO
    OBRIGADA!!

  2. CozinhaFit 24/08/2017 at 21:54

    Oi Mariah, vc precisa fazer os devidos testes para saber o tempo de prateleira. beijos

Comments are closed.