Risoto Integral de Limão Siciliano

Risoto é uma receita que todo mundo adora. Uma pena que o arroz arbóreo tenha o valor nutricional similar ao do arroz branco, ou seja, tem poucas fibras e vitaminas, oferecendo mais carboidratos do que proteínas. Por isso, damos um jeitinho de fazer com arroz integral.

Claro, que o risoto com arroz arbóreo será sempre mais cremoso, pois é uma característica desse grão liberar mais amido, que justamente confere cremosidade ao prato. Mas, como somos fit, adaptamos com arroz integral e deixamos super saboroso.

Obs: O caldo de galinha em tablete pode ser substituído por caldo de legumes caseiro, caso você esteja com mais tempo para preparar essa receita, uma vez que o caldo pronto, como sabemos, tem bastante sódio e muita gente prefere evitar.

 

Informações nutricionais: Essa receita tem em torno de 273 calorias por porção, sendo 5g de proteínas, 40,7g de carboidratos e 7,9g de gorduras.


risotolimao03Ingredientes – 1 porção:

– 1/4 de cebola roxa

– 1 xícara de arroz integral cozido sem tempero

– 1/4 de vinho branco

– 1 caldo de frango dissolvido em água

– 1/2 polenguinho light

– 1/2 abobrinha cortada em tirinhas

– Suco de 1 limão siciliano

– raspas de casca do limão siciliano

– sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Em uma panela pequena, coloque água e dissolva o caldo de legumes. Deixe essa água levantar fervura e não desligue o fogo. Coloque a abobrinha para grelhar em uma assadeira no forno. Não deixe tempo demais, procure deixar “al dente”.

Em outra panela, refogue a cebola roxa em um fio de azeite e em seguida acrescente o arroz integral já cozido. Misture um pouco e acrescente 1/4 de xícara de vinho branco. Deixe evaporar.

risotolimao01

Após, acrescente uma concha do caldo de lugumes (quente) e deixe secar um pouco. Vá acrescentando conchas e mexendo – umas 5 conchas está bom. Quando secar a última concha, coloque o suco do limão siciliano e as raspas da casca. Mexa para incorporar ao arroz. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Acrescente a abobrinha e o polenguinho light e misture até que ele dissolva.

risotolimao05

Prontinho! Para servir, decorei com uma fatia de limão siciliano.

risotolimao02

2017-02-19T17:01:41+00:00 Categories: Sem categoria|6 Comments

6 Comments

  1. CozinhaFit 25/06/2014 at 21:32

    Oi Marisa! Seja bem vinda 🙂

Leave A Comment