Bolo de banana light

Ah, esse bolinho é uma delícia! Minha filha ficou apaixonada e não foi porque usei forminhas de coração, foi porque o gosto é ótimo. Fiquem tranquilos para fazer e comer no dia seguinte, porque ele fica molhadinho e não estraga de um dia para o outro! Pode enrolar no plástico filme e levar para o trabalho como lanche, sobremesa… Yummy!

Nesta receita o ingrediente mais marcante é a farinha de banana, que você pode ainda não conhecer, mas veja sete motivos para incluí-la já na sua rotina: controla e previne o diabetes, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar câncer de intestino, dá saciedade, fortalece a imunidade, reduz os níveis de colesterol, alivia os sintomas da TPM e ajuda na prevenção da osteoporose. Mais curiosidades e dica de como produzí-la em casa você encontra após a receita de hoje, no final do post.

Lindos e super fit!

bananalight3-1-Ingredientes:

– 1/2 xícara de farinha de banana (Fácil de enocntrar em lojas de produtos naturais, mas pode ser feita em casa, coforme dica ao final do post + esclarecimentos sobre o ingrediente)

– 4 bananas (3 para a massa e uma para colocar pedacinhos e decorar)

– 2 colheres de sopa de óleo de côco

– Uva passa

– 2 ovos

– Canela em pó

– 1 colher de café de fermento

 

 

bananalightModo de preparo:

No liquidificador bata 2 ovos, 3 bananas e o óleo de côco. Em seguida, acrecente a farinha, o fermento e bata mais.

Pré aqueça o forno em 180 graus.

Eu uso formas de silicone, mas você pode usar uma forma de bolo untada com óleo de côco e farinha de banana para não grudar. Gosto das de silicone porque são práticas e não grudam, vão ao microondas e fogão numa boa – recomendo – hoje em dia são baratas (comprei estas de coração por R$ 10,00 reais um conjunto de 6).

Usei várias forminhas diferentes e coloquei a banana de variadas formas, mas a que ficou melhor foi a vertical! Você pode usar uma forma média apenas.

Salpique canela no fundo da fôrma, coloque a massa até um ouco abaixo da metade. Coloque passas e rodelas de banana enfiadas na massa e cubra com mais massa, sem encher até em cima, porque cresce. Leve ao forno à 180 graus por mais ou menos 20 minutos. Vá observando, fure com um palito, se ele sair sequinho está pronta.

 

bolo-de-banana-light

A minha “fiscalização” aprovou o bolo! Ele é ótimo para fazer para crianças também!

Você pode comer quentinho e colocar um pouco de mel por cima. Pode ainda enrolar em plástico filme e levar para lanchar no trabalho, comer de sobremesa depois do almoço…

No dia seginte, esquentei no micro, coloquei mel em cima…sobremesa perfeita!

Conhecendo melhor a farinha de banana:

Ganhando espaço nas prateleiras de lojas de produtos naturais, a farinha de banana verde é mais um aliado da alimentação saudável. Segundo nutricionistas, essa farinha é rica em amido resistente, um nutriente que não é digerido no estômago, e sim no intestino delgado – e é nesse processo que reside boa parte dos benefícios desse produto. Na banana verde encontramos de 55 a 93% de amido resistente entre o total de amidos da fruta, já o processo de amadurecimento faz com que ele seja convertido em açúcares, perdendo sua eficácia.

A quantidade de consumo recomendada é cerca de duas colheres por dia e você também pode acrescentá-la a frutas, sucos ou iogurtes.

Como fazer em casa sua farinha de banana:

Confesso que eu ainda não testei, comprei pronta em loja de produto natual e custou algo em torno de dez reais o pacote, que rende bastante.

Para fazer a farinha, basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por volta de 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador.

2017-02-19T17:09:36+00:00 Categories: Sem categoria|2 Comments

2 Comments

  1. CozinhaFit 13/05/2014 at 18:31

    Oi Lilly, pode sim! 🙂
    Beijos

  2. Lily Martins 07/05/2014 at 14:39

    Pode ser outro tio de óleo? Milho ou soja?

Leave A Comment