Quibe de Abóbora Recheado

Eu amo quibe, de todo jeito, acho que tem a ver com a minha descendência árabe. Minha bisavó sempre fazia, passou a receita para minha avó e para minha mãe. E eu aprendi com ela. Hoje ela adora falar que minha bisa ficaria orgulhosa do meu quibe de forno, que é muito bom!

Faço bastante o quibe de forno tradicional, com carne moída e trigo apenas, mas dessa vez eu decidi inovar e testar o quibe de abóbora recheado, na verdade é uma versão de um quibe de forno de frango que aprendi outro dia, mas que leva requeijão demais e eu queria algo mais leve e saudável. Então saiu esse quibe de abóbora que vou ensinar para vocês. A abóbora que usei foi a japonesa, não testei com a outra. Nessa receita a abóbora entra para manter a umidade do trigo, no lugar do requeijão.

No quibe tradicional mistura-se a carne ao trigo, nesse caso uma alternativa é misturar o frango, a abóbora e o trigo, sem recheio, caso queira.

Essa receita é perfeita para fazer para a semana e levar na marmita fit. Rende bastante, é barata e saudável.

Não se esqueça, por favor, de deixar um comentário ou pergunta ao final do post, pois eu adoro w fico muito feliz com a participação de vocês!

quibe de abóbora light

Ingredientes:

– 2 xícaras de trigo para quibe
– 1/2 abóbora japonesa
– 300 gramas de ricota fresca
– 500 gramas de peito de frango desfiado
– 1/2 cebola roxa
– 3 dentes de alho
– Pimenta síria a gosto
– Sal a gosto
– 2 colheres de sopa de creme de leite light (ou iogurte sem sabor)

quibe de abóbora light

Modo de preparo:

Passo 1 – TRIGO:

Deixe o trigo de molho em água filtrada.

Passo 2 – ABÓBORA JAPONESA:

Enquanto o trigo hidrata, corte a abóbora japonesa em fatias, coloque em uma assadeira untada com azeite. Regue com azeite por cima e deixe assar. Não esqueça de virar o lado após algum tempo. Após assada, retire a casca e amasse com um garfo, formando um purê (aliás, essa é uma receita deliciosa de purê de abóbora japonesa assada, só precisa temperar!).

Passo 3 – FRANGO:

Enquanto isso, em uma panela, doure em azeite a cebola roxa, adicione o alho espremido. Em seguida, adicione o peito de frango desfiado e refogue. Tempere com a pimenta síria e sal – pode acrescentar outros temperos que goste, como salsa desidratada, hortelã fresca picada. Após, reserve.

Passo 4 – MONTAGEM:

Escorra o trigo com a ajuda de um voal ou paninho. Retire bastante a água. Em um recipiente, misture o trigo e a abóbora cozida, tempere com sal e um pouco de pimenta síria, não muita. Reserve. Em outro recipiente, misture o frango refogado com a ricota fresca, adicione 2 colheres de sopa de creme de leite light. Unte um refratário fundo com azeite, coloque metade da massa de trigo com abóbora, coloque o recheio, cubra com o restate da massa de trigo com abóbora. Alise com as costas de uma colher. Com a ajuda de uma faca, faça o desenho de linhas. Regue com azeite e leve ao forno até dourar.

 

2017-04-20T00:12:00+00:00 abril 19th, 2017|Categories: Salgado|Tags: , |4 Comments

4 Comments

  1. Aline Salas 20/04/2017 at 16:53

    Oi Sylvinha eu perguntei no instagram mas vou perguntar aqui também: a abóbora japonesa é a cabotiã? E pra fazer sem recheio será q basta só a parte do trigo com a abóbora e direto pro refratário? Adoro suas receitas =)

  2. CozinhaFit 22/04/2017 at 11:32

    Oi! é sim 🙂 Beijinhos

  3. Patríca Barros 31/07/2017 at 21:06

    Boa noite, comecei a busca por uma alimentação saudável e gostei muito de suas receitas, vou fazer amanhã esse quibe e depois conto como foi. Bjs em todos.

  4. Anelise Rocha Assumpcao 29/08/2017 at 14:21

    Eu fiz ontem e amei.
    Maravilhoso, rápido e saudável! Só preferi não usar o queijo e o creme de leite. Mesmo assim ficou bom!

Comments are closed.