Quibe assado ou quibe de forno

Eu sou descendente de libaneses e comida árabe é, modéstia à parte, uma das coisas que faço melhor! Minha mãe diz que esse quibe assado que eu faço fica igual ao da minha bisavó, que cozinhava muito. Tive pouco contato com ela, pois ela faleceu eu ainda era pequena. Porém tive a oportunidade de provar alguns de seus quitutes e fiquei com uma linda lembrança de vê-la cozinhar, moendo o trigo junto com a carne manualmente. Fazia tudo com muito carinho e amava cozinhar.

Espero que ela esteja feliz vendo, de onde quer que esteja, que eu, de alguma forma, herdei sua paixão pela cozinha. Tenho certeza que foi dela, pois minha mãe mal frita um ovo (ela vai me matar quando ler isso!) e não tenho nenhuma outra referência de cozinha na minha família. Da minha mãe herdei o gosto pelos esportes e pela alimentação saudável. Mas nenhum dom de cozinhar!

quibe de forno assado light forno

DICA DA NUTRI: Essa receita de quibe assado é muito versátil, pois pode ser um lanche ou fazer parte da sua refeição principal. Para o almoço, sugiro acompanhar com salada de folhas e vegetais. Em geral não precisa acompanhar com arroz, pois o trigo já está presente. Serve muito bem para levar na marmita, pois mesmo em temperatura ambiente esse quibe de forno fica uma delícia!

quibe assado light

Ingredientes:
– 250g de trigo para quibe
– 500g de carne moída (uso patinho)
– 1/2 cebola picada
– azeite
– hortelã picada a gosto
– sal
– pimenta preta

Modo de preparo:

Em uma tijela, coloque o trigo para quibe, cubra com água filtrada e deixe hidratar até que toda água seja absorvida. Enquanto isso, em uma outra tijela grande coloque a carne moída, acrescente cebola picada, sal, hortelã picada, um pouquinho de pimenta preta e a carne crua. Regue com um fio de azeite. Com as mãos, vá misturando os ingredientes até que fiquem incorporados.

Assim que o trigo estiver hidratado, junte com a outra mistura e vá amassando com as mãos até que se incorpore à carne moída. Reserve.

Pincele azeite em uma travessa ou assadeira média/pequena. Coloque a mistura e pressione com as mãos, alisando a superfície. Faça cortes superficiais na diagonal ou em quadradinhos. Regue com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e deixe assar por mais ou menos 35 minutos – vá verificando para que não asse demais e fique seco.

Se quiser aprender uma VERSÃO COM FRANGO, ACESSE ESSA RECEITA DE QUIBE DE FRANGO E ABÓBORA QUE É UMA DELÍCIA, CLIQUE AQUI.

quibe de frango e abóbora assado light forno

Print Friendly, PDF & Email
2018-03-05T13:05:51+00:00 Categories: Salgado|Tags: , |5 Comments

5 Comments

  1. CozinhaFit 19/04/2018 at 18:26

    Quibe de quinoa é uma delicia e ótima qualidade nutricional! Gostei da ideia de fazer na air fryer!!!

  2. CozinhaFit 19/04/2018 at 18:23

    Oi Marisa, geralmente para essa medida uma colher de sobremesa.

  3. Marisa 16/04/2018 at 14:58

    Quanto de sal vc coloca?

  4. Ana 12/04/2018 at 22:39

    Eu faço o quibe, substituindo o trigo por quinoa, fica igualzinho. E “frito” na air fryer 😉

  5. Jaqueline 11/04/2018 at 15:31

    Farei neste sábado, de acompanhamento será uma saladinha.

Leave A Comment