Queijo Vegano

Sei que muitas leitoras têm intolerância à lactose ou optaram por deixar de consumir lactose (já leu esse post aqui sobre: “Posso cortar a lactose?”) e por isso aqui no site muitas receitas saudáveis também são sem lactose. Além disso, procuro sempre atender à leitoras veganas, uma vez que essa é a dieta que mais precisa de criatividade para ser seguida. Imagina não consumir produtos de origem animal quando a maioria das coisas no mercado tem algum ingrediente de origem animal, principalmente bovinos.

Para ninguém ficar triste trouxe aqui uma receita de queijo vegano fácil e sem lactose, claro. Ainda tem outra vantagem: fazer seu queijo em casa sai mais barato do que comprar um queijo vegano pronto, pois esses produtos especiais geralmente tem um preço especial também – bem alto! A outra vantagem é que fazer seu alimento em casa é muuuito melhor para sua saúde, pois você não coloca nele um monte de conservantes e aditivos que as indústrias acrescentam, já falamos bastante sobre isso aqui no Cozinha Fit.

Esse queijo é ótimo e vai bem em sanduíches ou como pastinha. Se quiser que ele fique mais firme, coloque mais agar agar, mas não exagere!

queijo de castanhas vegano sem lactose

Ingredientes:
– 1 Xícara de castanhas de caju
– 1 limão
– 1 colher de sopa rasa de agar Agar
– Sal rosa a gosto
– Opcional: Temperinhos secos a gosto.

Modo de preparo:

Deixar as castanhas de caju de molho de um dia para o outro, na geladeira. Após, jogue fora a água. Coloque as castanhas no liquificador, acrescente 2 xícaras de água fresca filtrada, bata bastante. Com a ajuda de um voal ou paninho, coe o leite de castanhas.

Em uma panela, coloque o leite de castanhas, o suco do limão, sal, temperos (se quiser) e o agar agar. Mexa com um fuet até ferver.  Ao ferver, retire do fogo, coloque em um potinho de vidro ou porcelana (do formato que deseja ter o seu queijo) e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiver em temperatura ambiente, cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Depois basta desenformar com cuidado.
Conserve em geladeira!
Esse queijo é ótimo e vai bem em sanduíches ou como pastinha. Se quiser que ele fique mais firme, coloque mais agar agar, mas não exagere!

2017-04-28T21:50:29+00:00 abril 24th, 2017|Categories: Salgado, Vegano|Tags: , , |2 Comments

2 Comments

  1. Paula D.C. 03/05/2017 at 14:35 - Reply

    Existe alguma substituição para o agar agar?
    Obrigada, estou gostando muito do site. Beijos

    • CozinhaFit 03/05/2017 at 14:37 - Reply

      Paula, nessa receita eu acho que não seria bom substituir esse ingredientes não. Beijos

Leave A Comment

404 Not Found

404 Not Found


nginx/1.10.2