Hamburguer de Quinua

A quinoa pode ser usada em várias preparações, é muito prática! Além dessas receitas que eu já coloquei aqui no site (Quinoa com Frango ao estilo Tailandês, Hamburguer de Quinoa da Chef Tati Lund), vocês também podem conhecer mais sobre a quinua e se ela de fato pode substituir o arroz, clicando nesta matéria aqui que fiz com a nutricionista Maria Fernanda Pio.

A receita que trago hoje é de um Hamburguer de Quinoa, delicioso e bem simples de fazer, que aprendi no livro da nutri e chef Andrea Henrique, que aliás tem dois livros que eu adoro e vou colocar aqui embaixo para vocês conhecerem e quem sabe, adquirirem. São livros que volta e meia eu consulto e faço as receitas.

Agora vamos à receitinha, né? Mas antes, quero falar que iz esse hambúrguer com a Salada de tirinhas de acompanhamento e vou colocar a receita aqui no site também!

Hamburguer de quinua

INGREDIENTES:

– 50g de quinua mista (costumo comprar a granel nas Casas Pedro, mas você encontra em lojas de produtos naturais)
– 20g de cebora cortada em cubinhos (mais ou menos meia cebola média)
– 10g de sementes de girassol (também compro a granel)
– 10 folhas de tomilho (se não tiver, vai orégano desidratado mesmo!)
– 10g de farinha sem glúten ou 1 colher de sopa rasa (costumo usar da marca Amina, mas se você não tover, usa amido de milho ou alguma fécula).
– sal a gosto
– 1 colher de azeite

MODO DE PREPARO:

Cozinhe a quinua em água, deixando-a um pouco durinha para que os grãos não desmanchem. Se necessário escorra a água ao final. Reserve.

Em outra panela, doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Dilua a farinha em meia xícara de chá com águ fria e misture junto com a cebola e o alho, mantendo o fogo até fazer uma massa homogênea. Desligue o fogo. Adicione a quinoa já cozida, sementes de girassol, folhinhas de tomilho, sal. Misture tudo. Espere esfriar e molde os hambúrgueres. Doure na frigideira antiaderente e sirva com a salada de tirinhas ou legumes no vapor.

Pode congelar! Dá super certo depois, só aquecer no microondas.

 

2017-12-05T13:02:55+00:00 Categories: Vegano|Tags: , , , , , |0 Comments

Leave A Comment