Performance x Gel de carboidrato: saiba mais!

O carboidrato é uma das principais fontes de energia em atividades físicas intensas e de longa duração. Por isso, quando pensamos em melhorar a performance esportiva, é importante darmos uma atenção especial a esse nutriente. Isso porque nosso estoque de glicogênio hepático e muscular (carboidrato armazenado) é pequeno e se esgota rapidinho com a prática de exercício. A ingestão de carboidratos de rápida absorção durante a atividade física fornece glicose e permite a continuidade do exercício, postergando a fadiga.

O gel é uma maneira prática de consumir carboidrato, pois é fácil de ser transportado e ingerido durante a prática esportiva. Eles ajudam a manter o rendimento e a disposição nos treinos e provas. Se usados depois dos exercícios, ainda ajudam na reposição do glicogênio muscular, garantindo mais energia no dia seguinte. São de fácil digestão e absorvidos rapidamente, sendo ideais para quem também não tempo de preparar nada para antes dos treinos e não quer ficar de estômago vazio.

Outra vantagem do gel de carboidrato é que ele evita que o nosso corpo utilize a proteína como fonte de energia, deixando que a mesma cumpra sua principal função, que é o crescimento, manutenção e reparo dos músculos.

Fonte: google.

Fonte: google.

Existem diversas marcas no mercado, com preços variados. Alguns produtos possuem, além de carboidratos, proteínas, BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), vitaminas, minerais, cafeína e outras substâncias que auxiliam no desempenho físico e recuperação muscular.

Gel é basicamente melado de açúcar e cada saquinho tem em torno de 100 kcal. Se você tomar isto durante os treinos, significa que quase metade da energia que você gastou estará recuperando. Se a intenção for emagrecer, evite.

 

Quando consumir?

A necessidade do gel de carboidrato só tem relevância em exercicios longos ou com alto desgaste. Na corrida, por exemplo, é indicado após uma hora de atividade ou a cada 40 minutos caso a corrida for durar mais do que uma hora.

Porém, há atletas que o consomem antes da corrida para garantir um bom desempenho inicial em razão da reserva extra de carboidrato. Verifique sempre as suas necessidades pessoais, faça testes com esses produtos em seus treinos habitualmente para verificar qual é o seu melhor momento de ingerir o gel. Lembrando, claro, que para treinos de baixa intensidade, leves e de curta duração a utilização deste produto pode ser apenas gasto de dinheiro.

É importante beber água junto com o consumo do gel. Por ser concentrado, ele necessita de líquido para ser processado facilmente pelo organismo. Além disso, consumir o gel e não tomar água depois deixa um gosto forte na boca, difícil de tirar.

Existem muitos sabores, inclusive uns bem enjoados, portanto, mais uma vez, aconselhamos testar durante seus treinos para não correr o risco de passar mal durante uma prova.

Os preferidos da Sylvinha:

Muita gente me pergunta se eu tomo, quando eu tomo o gel de carboidrato. Eu gosto muito de usar esse produto e para treinos ou provas longas levo sempre dois. Atualmente tenho usado a estratégia de tomar na hora que sinto o cansaço começando a chegar, que em provas de 21km no asfalto começa por volta de 55minutos de corrida mais ou menos. Nessa hora tomo meu primeiro gel. Quando chego no quilômetro 17 costumo sentir uma fadiga de final de prova e tomo mais um para acabar bem!

Nos treinos opto por tomar sempre que sinto cansaço, mas nunca mais de 2 sachês. Meus treinos em trilha duram em média 3 horas e no asfalto um  pouco menos de 2 horas (costumo usar um sachê e uma ou duas gomas de carboidrato – depois falo mais delas, sou apaixonada!).

Com relação às marcas, ja testei algumas e minhas prediletas são:

1) GU, sabor Expresso Love. Sempre procuro as versões com cafeína.

gu2

 

2) Second Surge – ideal para quando estou bem cansada, porque tem MUITA cafeína (é um pouco mais caro justamente por isso, em torno de 10 reais o sachê, motivo pelo qual só uso em provas):

secondsurge

 

3) Energy Gel: por ser mais em conta, é o que eu geralmente uso nos treinos. Gosto do sabor chocolate.

exceed-energy-gel-unidade_3949554_1978971

 

4) Accel Gel: gosto desse, uso em treinos e provas também.

accelgelifamily

*** Antes de iniciar o consumo deste suplemento, consulte seu nutricionista.

***Esse post não foi patrocinado por nenhuma marca esportiva.

2017-02-17T15:28:58+00:00 janeiro 20th, 2014|9 Comments

9 Comments

  1. Gleici 11/10/2016 at 10:25

    Usei e fiquei com uma dor no estômago horrível minutos dps que durou 4 dias

  2. CozinhaFit 11/10/2016 at 13:03

    Oi Gleici, há pessoas que não se adaptam. Temos muitas marcas no mercado, mas é possível suplementar com outras coisas, naturais inclusive. converse com seu nutricionista.
    Beijos

  3. Corredor 21/06/2017 at 17:34

    Quem tem pressão alta pode tomar?
    A pressão esta controlada com uso de medicamentos

  4. CozinhaFit 02/08/2017 at 16:39

    Se for sem cafeina acredito nao haver problemas. porem, consulte sempre seu medico.

Leave A Comment