Lancheira da escola saudável

Muita gente está celebrando a chegada do carnaval, mas nós mães estamos de olho é na volta às aulas dos pequenos (e nor carnaval também, porque não?! – risos). Chegada a hora de enviar os pequenos à escola sempre temos aquela dúvida, muitas vezes cruel, do que vamos colocar para o lanche. Isso porque é difícil mesmo equilibrar o saudável com o que eles costumam achar gostoso, ainda mais sabendo que muitos amiguinhos não levam a mesma coisa. A gente manda um sanduichinho e uma frutinha, mas o coleguinha leva biscoito recheado e as crianças acabam trocando algumas coisas na hora do lanche.

volta-às-aulasO que fazer? Tornar o lanche do seu filho bem atraente, gostoso e variado, assim evita que ele tenha vontade de trocar por algo não saudável. Vamos fazer a nossa parte e enviar coisas naturais, nutritivas e gostosas? Se todas as mamães fizerem vai ser o máximo!

O importante é ter criatividade: envie coisas variadas, se dieta monótona é chato pra nós adultos, imagine para as crianças. Dá um certo trabalho, mas é importante pensar com carinho em opções diferentes para cada dia.

Converse com seu filho, alimentação saudável começa em casa: muito ou tão importante quanto enviar um lanche saudável, é explicar ao pequeno a importante de se alimentar bem. Sem neuras, sem exageros e sem proibições, explique direitinho porque comer frutas é super legal, faz bem e ajuda a crescer forte!

Nada de pacotes enormes: ainda que você esteja mandando alguma bolacha integral, por exemplo, não envie o pacote inteiro. As crianças não têm muita noção acerca da quantidade que devem ingerir e podem acabar comendo muito além do que precisam. Abra o pacote e coloque a quantidade ideal para o lanche em um saquinho ou potinho.

O que preciso colocar no lanche?

Crianças necessitam de vários tipos de nutrientes e devem ter acesso a várias fontes de vitaminas e minerais para que se desenvolvam corretamente. Por isso que a variedade nos lanches, como dito acima, é tão importante.

Na hora de montar o lanche fique atenta a seguinte divisão de grupos para facilitar a montagem da lancheira:

  • Carboidratos: para energia – pães, bolinhos, bolachas…
  • Frutas: para fornecer vitaminas e minerais – maçãs, morangos, laranja…
  • Proteínas animais: para o crescimento – carnes, frango…
  • Derivados do Leite e Ovos: também importantes para o crescimento – iogurtes, leite, queijos…

Para uma lancheira bem equilibrada, opte por produtos de pelo menos 2 a 3 grupos da lista acima. Não se esqueça que ao contrário de n’s adultos, as crianças não precisam de uma dieta tão restrita em carboidratos (bons!), pois estão em constante gasto energético, especialmente na escola. Selecione carboidratos bons, como pães integrais para o sanduiche, por exemplo.

Comidas gordurosas e altamente industrializadas devem ficar de fora: biscoitos recheados, sucos muito artificiais, salgadinhos cheios de corante e nada mais, refrigerantes e outros similares não devem ser sua escolha. Primeiro porque são ricos em açúcares, sódio e elementos artificiais e em segundo lugar porque podem contribuir para a obesidade infantil. Não vão nutrir seu filho, apenas fornecer calorias vazias.

O que não deve ter no lanche?

Evite salgadinhos e bolachas recheadas, alimentos com muitos conservantes e gorduras. Sucos de lata ou de caixinha e refrigerantes apresentam altas taxas de açúcar e, por isso, devem ficar de fora. Procure ao máximo incluir alimentos pouco processados e industrializados. Preste atenção aos rótulos para saber se os alimentos são realmente saudáveis. “As bolachas integrais, por exemplo, muitas vezes possuem mais farinha refinada do que integral, baixa quantidade de fibras e grande quantidade de gordura saturada”, acrescenta Paula Castilho.

Em dias que a escola liberar a compra de lanche na cantiga, instrua os pequenos a optar por alimentos semelhantes aos levados de casa e evitar, principalmente, massas folhadas dos salgados, que são muito gordurosas.

Quer algumas idéias?

  • sanduiche de pão integral com queijo minas + banana + suco de laranja
  • iogurte natural feito em casa batido com fruta (receita aqui) +  maçã + suco de uva integral
  • salada de frutas + cookies saudáveis (receita aqui) + suco de uva integral
  • biscoito de polvilho + uvas + água de coco
  • bolo de laranja feito em casa (receita aqui) + água de coco + morango
  • sanduiche de pão integral com geleia sem açúcar e pasta de amendoim integral + 1/2 banana + suco de melancia
  • biscoito saudável feito em casa (receita aqui)

 

 

2016-02-01T17:24:58+00:00 0 Comments

Leave A Comment