AVEIA, ARROZ OU QUINOA? A nutri responde!

Vocês perguntaram lá no nosso instagram @cozinhafit e nossas nutris da Equipe Mpio Nutri respondem: arroz, aveia ou quinoa? Selecionamos as perguntinhas mais bacanas para elas responderem!

O arroz incha?

Não. Sendo que para cada grama de carboidrato retemos moléculas de agua, por isso temos a sensação de inchaço quando consumido em excesso. Os carboidratos representam no mínimo 50% das nossas necessidades diárias. O importante e sempre selecionar a qualidade e a quantidade.

Posso comer quinoa todos os dias? E pobre em carboidrato?

A quinoa e um cereal, não existe nenhuma recomendação certa para o consumo diário da mesma, rico em carboidrato, porem este grão possui proteína de alta qualidade, além de grandes quantidades de vitaminas e minerais.

A aveia e um cereal de alto indice glicemico?

Não a aveia e um cereal de medio a baixo indice glicemico, rico em fibras, aminoacidos, acidos graxos, vitaminas e minerais, e um dos cereais mais completos em termos nutricionais.

Receita que leva farinha de arroz integral e necessario acrescentar mais alguma fonte de fibras?

A recomendacao de fibras é diaria “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o consumo diário de fibras para um adulto saudável deveria estar entre 27 e 40g , já crianças e adolescentes entre 3 e 20 anos, por exemplo, de acordo com a Fundação Americana de Saúde (AHF), devem somar suas idades à 5 ou 10g de fibras para saber o quanto precisam ingerir do nutriente diariamente. Ex: Uma criança de 10 anos, então, deve ingerir entre 15 e 20g de fibras por dia. “, logo o consumo deve ser baseado na quantidade diaria consumida entre os diversos alimentos que sao fonte de fibras como verduras, legumes, frutas, incluindo os cereais . Dependendo da necessidade podemos ou nao adicionar mais fibras.

Qual desses possui o menor indice glicemico ?

A quinoa (IG35) é o alimento com menos indice glicemico quando comparado a aveia e ao arroz integral, em Segundo lugar vem a aveia (IG40) e pr ultimo o arroz integral (IG50).

* No nosso parceiro Natue vocês podem encontrar diversas opções de quinoa, aveia e arroz integral. Separamos algumas dicas bacanas. Use nosso CÓDIGO DE DESCONTO FITWKD10 .
Para comprar, clique nas fotos!

– Arroz Selvagem Tio João

Arroz Selvagem, da Tio João é na realidade, uma gramínea aquática nativa da América do Norte. Seus grãos são escuros e 3 vezes maiores em comprimento, que o arroz tradicional. Possui muitas proteínas, fibras, baixo teor de gordura e boa fonte de vitaminas e minerais como fósforo, ferro e potássio.

arroz aveia quinoa01

– Arroz 7 Cereais, ainda mais saudável!

Arroz 7 Cereais Orgânico, da Ecobio é uma maneira mais saudável de consumir o arroz. Com grãos e a quinoa acrescentados a ele, esse arroz possui um maior valor nutricional além de seu delicioso sabor.
arroz aveia quinoa2

– Quina Real em Grãos Jasmine

Quinoa Real em Grão, da Jasmine é um produto 100% natural, comporto unicamente por grãos de quinoa integral orgânica, um alimento extremamente nutritivo, composto por proteínas de alto valor biológico, ou seja, que oferecem todos os aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso corpo não consegue produzir), além de ser fonte de fibras, gorduras poli-insaturadas, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5), vitamina E, ferro, magnésio, manganês, fósforo e zinco, proporcionando assim inúmeros benefícios à saúde.

arroz aveia quinoa03

Quinoa em flocos Mãe Terra

Quinoa Orgânica da Mãe Terra é um produto à base de quinoa orgânica (Chenopodium quinoa), uma planta nativa da Colombia, Peru e Chile, produz um grão considerado muito importante à alimentação humana. A importância da quinoa para a nossa nutrição está associada ao fato desta possuir em sua composição proteínas de alto valor biológico devido à presença de aminoácidos essenciais. Este grão possui também fibras que estimulam o funcionamento do intestino, minerais, como magnésio, potássio e manganês além de vitaminas D, E, B1, B2, B3, e ácidos graxos ômega 3.

arroz aveia quinoa04

Aveia em Flocos Orgânica da Ecobio

Os Flocos de Aveia Orgânica da Ecobio, é um produto composto por aveia, um cereal altamente energético e rico em minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio, manganês e magnésio, e ainda vitaminas do complexo B.

arroz aveia quinoa05

– Farinha de aveia sem glúten na Monama

A Farinha de Aveia Sem Glúten, da Monama é composta unicamente por farinha de aveia orgânica, um cereal muito nutritivo, rico em fibras, vitamina B3, cálcio, magnésio e beta-glucana, além de ser uma ótima fonte de energia para o nosso corpo, devido a sua composição rica em carboidratos.

arroz aveia quinoa06

 

1526132_281058625376092_464154000_n (1) Texto elaborado pela equipe MPIO Nutricao & Saude (Maria Fernanda Pio – Mila Moraes – Keli Torres – Marcela Martins)

 

Responsável: Maria Fernanda Pio Nutricionista
CRN-RJ 08101851 Tel.: RJ – (21) 7564-9041 / MA – (98) 8117-8300

 

https://www.facebook.com/mfpio

 

Instagram: @mpionutri

 

*Imagens: google e divulgação Natue.

 

2015-02-28T20:08:18+00:00 4 Comments

4 Comments

  1. CozinhaFit 22/11/2016 at 23:46

    Você pode alternar 🙂

  2. sofia 19/11/2016 at 08:52

    substituir aveia por arroz nas refeições é bom ou mau?
    beijinho

  3. CozinhaFit 25/01/2016 at 14:06

    Olá,
    Não é necessário, a não ser que o fabricante indique na embalagem.
    Beijos

  4. Nely 29/12/2015 at 16:12

    Boa tarde,
    Devo colocar o arroz integral de molho, antes de coser? Por quê?
    Grata.

Leave A Comment