A Nutri Responde: Goji Berry

Como toda semana, colocamos o tópico no instagram @cozinhafit e vocês ficam livres para enviarem todas suas dúvidas para nossa TOP equipe de Nutricionistas da Mpio Nutri. O tema desta semana foi Goji Berry e nós selecionamos as perguntinhas de alguns leitores para elas responderem. Confiram abaixo!

—-

5431e87f1b3d9e33ec25007ab7b64cf3Originária das regiões tibetanas e mongóis, essa fruta é comumente cultivada e consumida na Ásia,  no Oriente Médio, na Grã-Bretanha e na América do Norte, e nos últimos anos ganhou atenção também no Brasil. A goji berry (Lycium Barbarum) é o alimento funcional do momento que promete inúmeros benefícios. É uma fruta usada para fins medicinais e a mais de 2500 anos como um alimento funcional.

Essa fruta se destaca por seu grande valor nutricional e é composta por vitaminas e minerais como vitamina C, o zinco, o betacaroteno, vitamina A, licopeno, magnésio e o selênio, além de 20 aminoácidos e um teor alto de antioxidantes.

As aplicações do Goji Berry são muito extensas! Ela apresenta propriedades antioxidantes, com prevenção de doenças inflamatórias, cardiovasculares, câncer e ação anti-envelhecimento. Melhora glicose e colesterol e ainda protege o coração e a visão). Alguns estudos ainda mostram sua possivel açao na produção de GH (hormônio do crescimento) o que conferiria ao Goji Berry uma açao anti-aging mesmo surpreendente.

 Perguntas feitas pelos nossos seguidores através do instagram @cozinhafit:

@larafvieira:  Ela é calórica? Qual a quantidade diária recomendada? Obrigada

A quantidade recomendada por dia = A goji não deve ser consumida em quantidades superiores a 30g ou 40g por dia. Além disso, as pesquisas sobre a goji ainda são recentes e têm demonstrado que o consumo não é indicado para qualquer pessoa. Quem toma medicamentos anticoagulantes, por exemplo, não deve consumir a goji. O melhor, antes de aderir a goji berry, é consultar um nutricionista.

Ela possui baixo valor calórico (aproximadamente 50 calorias em 1 colher de sopa), o que torna o alimento um aliado na busca do peso ideal.

@manuelalyrio Bom dia! Ela pode influenciar na diminuição do diabetes? Obrigada

Estudos indicam que goji equilibra o Açúcar do Sangue e Controla o Diabete T2 – O Goji tem sido usado na china para o tratamento de diabete adulto por muitos anos. Seus polissacarídeos têm demonstrado ajudar a equilibrar o açúcar do sangue e a resposta de insulina. O Goji também contem betaina, que pode prevenir a doença do fígado gordo e os danos vasculares frequentemente vistos em diabético.

 @nsoares100 como comer? (melhor forma de consumir)

A goji berry seca pode ser consumida sozinha, mas você também pode adicioná-la à sua salada de frutas, ao seu suco verde, ou usar em qualquer outra receita que você normalmente usaria frutas secas (salada / arroz integral / iogurtes, etc)

Goji berry fruta: a goji berry é encontrada na forma desidratada, podendo ser usada de diversas formas (ex.: adicionada a preparações doces e salgadas, sucos e vitaminas), além de ser uma boa opção para quem deseja consumir a goji berry pura e introduzir novos alimentos na dieta habitual. Além disso, a fruta in natura tem seus nutrientes melhor preservados, sendo uma ótima opção para enriquecer nutricionalmente diversas preparações;

Goji berry cápsulas: geralmente vem associada a outros componentes. Prefiro insistir no consumo do alimento puro.

@djenisantini Qual a relação do goji ao emagrecimento? Existem estudos que comprovam?

Conforme estudos publicados no National Center for Biotechnology Information, site americano que concentra diferentes pesquisas científicas, o goji berry é capaz de estimular o metabolismo e melhorar o rendimento durante a prática de exercícios, o que ajuda na a perda de peso.

* No nosso parceiro Natue vocês podem encontrar diversas opções de chá de hibisco, tanto em pó como em sachê. Além de alimentos elaborados à base deste poderoso chá. Separamos algumas dicas bacanas. Use nosso CÓDIGO DE DESCONTO FITWKD10 :

 
– Goji Berry Premium Fruta Desidratada – Nu3 Naturals

Goji Berry Premium da Nu3 Naturals é composto unicamente por goji berry desidratado, sem adição de açúcar e aditivos alimentares, como conservantes, corantes, aromatizantes, preservando todas as propriedades nutricionais deste superalimento.  O goji berry é rico em nutrientes como carotenóides (betacaroteno, licopeno, luteína e zeaxantina), vitamina C, magnésio, selênio, zinco e aminoácidos como a taurina, tornando-a um alimento completo nutricionalmente.

Goji Fruta desidratada -Nu 3

– Bea Goji Berry com Picolinato de CromoBeavita

BEA Goji, da Beavita é um suplemento em cápsulas à base goji berry, acerola e chá verde com adição de vitamina A, vitamina C, selênio quelado, zinco quelado e picolinato de cromo. A combinação destes ingredientes resulta em um produto com diversas vitaminas e minerais.

 bea Goji com Picolinato de Cromo - Beavita

– Chocolate com Goji Berry Nu3 Naturals

Chocolate com Goji Berry, da Nu3 Naturals é elaborado com um delicioso chocolate composto por 50% de cacau, adicionado de goji berry desidratada, uma frutinha de origem asiática, rica em nutrientes, tais como vitaminas, minerais, fibras, tornando-o, além de saboroso, um chocolate nutritivo.

Chocolate com Goji - Nu3 Naturals

– Goji em CápsulaFortvitta

Goji Berry, da Fortvitta é um suplemento de vitaminas A, C e zinco, à base de goji berry, uma fruta rica em nutrientes, tais como carotenoides (betacaroteno, licopeno, luteína e zeaxantina), vitamina C, magnésio, selênio, zinco e aminoácidos como a taurina, tornando-a um alimento completo nutricionalmente, sendo considerada assim um superalimento.

Goji  Capsula - Fortvitta

– Detox Goji, Açaí – Sanavita

Detox Goji, da Sanavita, é um pó para preparo instantâneo de um super suco de frutas à base de açaí e goji berry, além de vitaminas e minerais antioxidantes. Confira os benefícios destes superalimentos.

Detox Goji - Sanavita

—–

1526132_281058625376092_464154000_n (1)

Texto elaborado pela equipe MPIO Nutricao & Saude (Maria Fernanda Pio – Mila Moraes – Keli Torres – Marcela Martins)

Responsável: Maria Fernanda Pio Nutricionista
CRN-RJ 08101851 Tel.: RJ – (21) 7564-9041 / MA – (98) 8117-8300
https://www.facebook.com/mfpio
Instagram: @mpionutri

*Imagens: google e divulgação Natue.

 

2014-12-02T20:24:50+00:00 dezembro 2nd, 2014|1 Comment

One Comment

  1. Nathalia 05/12/2014 at 01:32 - Reply

    Obrigada pela dica. Um beijo

Leave A Comment

404 Not Found

404 Not Found


nginx/1.10.2