Chá de Hibisco Emagrece?

Vocês perguntaram semana passada no nosso instagram @cozinhafit sobre CHÁ DE HIBISCO e hoje nossas nutris da Equipe Mpio Nutri respondem. Selecionamos algumas perguntinhas dos leitores e elas responderam cada uma.

O chá de hibisco tem sido apontado como auxiliar na perda de peso e por isso muita gente fica interessada nessa plantinha. Mas não basta apenas tomar um litro de chá, certo? Precisamos conhecer melhor esse ingrediente e saber como, que horas, qual a quantidade que devemos tomar, as contraindicações, a funcionalidade… Por isso perguntamos às profissionais. Veja abaixo tudo sobre chá de hibisco e não esqueça de sempre consultar um nutricionista.

O que é Hibisco?

—-

hibiscoHibiscus sabdariffa L. (Malvaceae) é uma importante planta medicinal, originária da Índia, do Sudão e da Malásia, sendo posteriormente levada para a África, Sudeste da Ásia e América central. É conhecida como “azedinha, azeda-da-guiné, caruru-azedo, caruru- da-guiné, cha-da-jamaica, pampolha, pampulha, papoula, papoula-de-duas-cores, quiabeiro-azedo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira”. É um arbusto perene, que pode atingir cerca de 2 a 3m de altura, sendo cultivada devido ao interesse em suas folhas, cálices, sementes e fibras, que são utilizados na alimentação de animais, como fonte de fibras para a indústria de tecido e papel e para preparar bebidas com objetivos culinários e medicinais .

Novos estudos sobre Hibisco apontam que:

Chá de Hibisco evita o acúmulo de gordura:

Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo. Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura.

Ação diurética:

O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação. Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética. Ainda não foram identificados quais os nutrientes que proporcionam o benefício.

Controla o colesterol:

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%. O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante.

Controla a pressão arterial:

Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos. Os estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Bom para o cérebro:

O chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

Perguntas feitas pelos nossos seguidores através do instagram @cozinhafit:

@marnazilla  Quão forte eh o efeito diuretico dele, e qto eh preciso tomar por dia para obter esse efeito?

O hibisco tem vitamina C, o que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando acirculação. A propriedade que confere o poder de emagrecimento do chá de hibisco é a diurética, pois a eliminação de líquido do organismo tem como conseqüência a perda de peso. Entretanto, o uso contínuo de diuréticos sem acompanhamento médico ou qualquer outro tipo de controle pode acarretar em desidratação e alteração de eletrólitos.

Quanto à posologia, não existe uma dosagem específica, mas recomenda-se que o chá seja consumido com moderação (máximo de 400ml por dia), para evitar os efeitos acima mencionados.

@ican65 Quanto tempo o chá preparado dura? Qual a melhor forma de conserva-lo, quente ou frio?

O armazenamento prolongado do chá de hibiscus (e de qualquer outro) não é recomendado, pois ocorre perda dos compostos fenólicos. Pode ser consumido quente ou gelado, até 24 horas após a infusão.

3 mamaecorredoraOpções prontas/em pó funcionam tbm? Ou somente a infusão feita em casa?

O ideal é preparar o chá pelo método tradicional da infusão caseira (esquentar a água até que inicie o processo de ebulição (fervura), não deixando ferver, e o tempo de infusão da erva na água quente dura de 3 a 5 minutos), utilizando a erva in natura, uma vez que os processamentos e demais processos de industrialização podem comprometer a integralidade das propriedades nutricionais da planta.

@luamartinss Posso tomar junto com chá verde?

A combinação entre chá de hibisco e chá verde resulta na união de suas propriedades nutricionais, pois enquanto o chá verde promove a oxidação de gorduras, o chá de hibisco atua como digestivo e diurético. Por esse motivo, associar esse chá ao verde pode potencializar e acelerar os resultados da dieta, lembrando que toda dieta ser acompanhada por uma alimentação equilibrada e atividade física.

5 danigam1Existe alguma contra-indicação para quem tem anemia?

Não. Não existe nenhuma contra-indicação ou relação do consumo do chá com anemia, pelo contrário, em sua composição encontramos Ferro e ácido fólico que até contribuiriam para uma melhora do quadro.

@carolyamim Quem esta amamentando pode tomar?

Apesar de não existirem relatos sobre contra-indicações ou efeitos colaterais, é sempre bom buscar acompanhamento nutricional e/ou médico para fazer uso deste alimento, principalmente mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

O consumo do chá deve ser evitado por gestantes e lactantes. Além de sua ação diurética(que não é interessante durante o aleitamento), estudos recentes mostram uma possível ação mutagênica na bebida podendo interferir na estrutura dos genes do bebe e causar problemas futuros.

@mentefitcorpofit Qual é o melhor hora?

Sobretudo após as refeições, já que o chá de hibisco auxilia na quebra de amidos e açúcar, contribuindo para o emagrecimento.

@amottta Misturo a infusão do chá de hibisco com suco de uva integral. Gostaria de saber se essa mistura interfere nas propriedades do chá.

A mistura do chá com outras bebidas ou alimentos não interfere nas características funcionais do chá. Pelo contrário, torna se até bem interessante a variação dessas misturas agregando ainda mais valor nutricional e potencializando os efeitos funcionais. Os “suchás” são ótimas opções, por exemplo: Chá de hisbisco, Chá verde, gengibre e morango, você agregaria os valores funcionais do chá de hisbisco ( diurético, redução do colesterol, diminuição de gordura abdominal, anti hipertensivo, anti oxidante), aos efeitos termogênicos, antioxidantes e detoxificantes do chá verde e do gengibre e ainda, agregaria mais valor nutricional do morango ( Vit. C, fibras, flavonoides,..)

Sendo assim, use e abuse da criatividade e se beneficie das propriedades do chá de hibiscos e outros nutrientes como preferir.

Existem no mercado diversas opções de chá de hibisco, tanto em pó como em sachê. Além de alimentos elaborados à base deste poderoso chá. Separamos algumas dicas bacanas. 

Chá Verde + Chá de Hibisco da Marca Bio2, que estimula a queima de gordura:

hibisco2

Chá instantâneo de hibisco com chá branco, sabor hibisco, acrescido ainda de um mix de vitaminas e minerais, da marca NU3 Naturals:

hibisco01

– Bea Hibisco, da Beavita, é um suplemento à base de hibisco em cápsulas, com adição de extrato de acerola, vitamina C, vitamina A, vitamina E, picolinato de cromo, zinco e selênio quelatos.

hibisco3

– Chá de Hibisco com Abacaxi da Nutraway ajuda a desintoxicar o organismo:

hibisco4

———

1526132_281058625376092_464154000_n (1)

Texto elaborado pela equipe MPIO Nutricao & Saude (Maria Fernanda Pio – Mila Moraes – Keli Torres – Marcela Martins)

Responsável: Maria Fernanda Pio Nutricionista
CRN-RJ 08101851 Tel.: RJ – (21) 7564-9041 / MA – (98) 8117-8300
https://www.facebook.com/mfpio
Instagram: @mpionutri

*Imagens: google

2017-02-28T01:08:49+00:00 fevereiro 27th, 2017|92 Comments

92 Comments

  1. Angelita 17/11/2014 at 11:02 - Reply

    Matéria excelente com fontes confiáveis! Isso é o mais importante. Lemos tantas coisas por aí mas as pessoas não colocam a fonte e isso para mim perde a credibilidade! Parabéns!!

    • CozinhaFit 17/11/2014 at 11:51 - Reply

      Oi Angelita!
      Obrigada!
      Aqui no Cozinha fit prezamos por informações sérias, por isso contamos com um time de nutricionistas.
      Beijos e obrigada pela confiança!

  2. Gardy 17/11/2014 at 12:41 - Reply

    Olá bom dia! Obrigada por esclarecer nossas duvidas: a forma como o chá é feito foi um ponto muito importante.

    • CozinhaFit 17/11/2014 at 13:13 - Reply

      Oi Gardy!
      Nós que agredecemos pela visita!
      Beijos

  3. Fabíola 17/11/2014 at 13:47 - Reply

    Muito boa a matéria, esclareceu algumas dúvidas que tinha. Parabéns Cozinha fit. bjs

    • CozinhaFit 17/11/2014 at 16:06 - Reply

      Obrigada Fabíola! Beijos

  4. Bruna 17/11/2014 at 15:28 - Reply

    Olá! Faz umas duas semanas que comecei a tomar o chá de hibiscus, mas não tinha nenhuma informação sobre como poderia auxiliar e como tomar o chá. Esse post me auxiliou bastante! Obrigada! Beijos!

    • CozinhaFit 17/11/2014 at 16:09 - Reply

      Oi Bruna!!
      Ficamos muito felizes em ajudar!!!! Beijinhos

  5. Ana Cicera Dourado 28/11/2014 at 13:31 - Reply

    Matéria excelente, informações completa sobre um produto que está ao alcance. já usava, mas agora vai ser muito melhor. Parabéns!

    • CozinhaFit 30/11/2014 at 22:30 - Reply

      Oi Ana!!!
      Muito obrigada! Nós prezamos por isso e contamos com uma excelente equipe de nutris <3
      Beijinhos

  6. Nathália 28/11/2014 at 18:46 - Reply

    Matéria muito interessante, e com citação de fontes, eu gostei das explicações científicas sobre a ação do chá de hibisco, uma vez eu tomei esse chá, só que em grande quantidade e me deu dor de cabeça, agora entendi que foi pela desidratação!
    Adorei as dicas dos suchás. 🙂

    • CozinhaFit 30/11/2014 at 22:30 - Reply

      Oi Nathalia!
      Ficamos felizes em ajudar!!!
      Beijinhos

  7. Fernanda 15/12/2014 at 00:13 - Reply

    Olá,
    Adorei a matéria!
    Sabe qual a quantidade de chá devo usar para fazer 1 copo?
    E qual marca ou tipo seria o ideal?
    Porque muitas dizem que a flor é melhor do que esses prontos…
    E este suco chá seria bater o chá pronto com alguma fruta, certo? Mas qual combina melhor?
    Obrigada! ;))

    • CozinhaFit 04/01/2015 at 12:46 - Reply

      Oi Fernanda!

      Nós preferimos comprar o chá desidratado mesmo, sem ser os de saquinho. Depende o chá a quantidade, geralmente uma colher de sopa cheia basta para meio litro de água.
      Pode bater o chá pronto, gelado com a fruta. Exemplo: Hibisco com morango.
      Beijinhos

  8. rozirey 27/05/2015 at 16:26 - Reply

    Olá! Boa tarde gostei muito da, Parabéns! Mais gostaria de saber se é em todas as fases da amamentação q não é recomendad? Pois meu BB já tem 8 meses e já come de tudo não dependendo somente do leite materno. E a pessoa q tem problema renal pode beber?

    • CozinhaFit 24/06/2015 at 11:34 - Reply

      Oi Rozirey, nesses casos recomendamos conversar com seu médico.
      Beijos

  9. Thais 01/06/2015 at 13:05 - Reply

    Bom dia!
    O chá de hibisco pode dar dor de cabeça?
    Tomo todo dia, mas uma quantidade pequena, ex. 250 ml.
    Mas tenho a sensação de que me dá dor de cabeça, logo quando tomo. Isso pode mesmo acontecer?
    Aguardo,
    Thais.

    • CozinhaFit 03/06/2015 at 13:33 - Reply

      Oi Thais, tudo bom?

      Talvez o chá tenha algum componente que não está sendo bem tolerado pelo seu organismo. Se já reparou que isso ocorre com frequencia o ideal é consultar um endocrinolista ou nutricionista para exames.
      Um abraço.

  10. Sheila 05/06/2015 at 00:35 - Reply

    Gostaria de saber se em comprimido o hibisco tem o mesmo efeito???

    • CozinhaFit 24/06/2015 at 11:35 - Reply

      Oi Sheila, tudo bom?
      Não conheco esse produto.
      Beijos

  11. dayanne 24/06/2015 at 04:52 - Reply

    Oi Mesmo a minha filha estando com 1ano e 4 meses eu n posso tomar o chá de hibisco ? O que posso tomar para emagrecer mesmo amamentando?

    • CozinhaFit 24/06/2015 at 11:37 - Reply

      Oi Dayanne, tudo bom?
      Durante a amamentação é sempre indicado conversar com o pediatra que acompanha vocês, isso porque cada médico tem um entendimento acerca do que a mãe pode ou não fazer em termos de exercícios físicos para emagrecimento. De qualquer forma, manter uma dieta saudável, equilibrada e rica em alimentos naturais, além de boa hidratação diária com água poderá ajudar e muito você. Beijos

  12. thamires 29/06/2015 at 20:19 - Reply

    Oi boa tarde gostaria de saber se devo tomar o cha de hibisco antes ou depois das refeições

    • CozinhaFit 03/07/2015 at 19:03 - Reply

      Oi Thamires,
      a qualquer hora do dia.
      Beijos

  13. Renata Farias 11/07/2015 at 01:30 - Reply

    Posso misturar o refresco clight no chá de hibisco com cavalinha sem prejudicar as propriedades do chá?

    • CozinhaFit 17/07/2015 at 13:33 - Reply

      Oi Renata, tudo bom?
      Nós evitamos o uso desse tipo de produto.
      Um abraço,

  14. kamila 12/07/2015 at 20:40 - Reply

    Vou ver se vai dar certo

  15. adelaide cristina felipe 22/07/2015 at 01:28 - Reply

    Boa noite! Estou com alteração no hormônio prolactina e progesterona, porém não estou gestante! Posso tomar o chá ?

    • CozinhaFit 22/07/2015 at 20:31 - Reply

      Oi Adelaide,
      Nesses casos sempre indicamos perguntar ao médico que lhe acompanha.
      Um beijo

  16. Joyce 23/07/2015 at 21:46 - Reply

    Quando é possível verificar os primeiros resultados? Estou tomando a uma semana e ainda não vi resultado…

    • CozinhaFit 27/07/2015 at 19:46 - Reply

      Oi joyce,
      O chá auxilia e resultados variam conforme as condições específicas de cada pessoa.

  17. GISELE 14/08/2015 at 12:44 - Reply

    Gostaria de saber se posso misturar o chá de hibisco com suco em pó (ex: Fit)?

    • CozinhaFit 17/08/2015 at 12:37 - Reply

      Os sucos em pó não são a melhor opção. O ideal é consumir o chá natural e sozinho.
      Abs,

  18. S Patricia de andrade 26/08/2015 at 17:27 - Reply

    Olá. Li que o chá de hibisco mexe com a parte hormonal e por isso pode piorar casos de tpm. Isso é verdade? Gosto muito desse chá, mas sofro muito com a tpm, então fiquei com medo de contnuiar tomando. Desde já agradeço.

    • CozinhaFit 29/09/2015 at 15:43 - Reply

      Oi Patricia, tudo bom?
      Acredito que seja o excesso.
      De todo modo, é bom perguntar ao seu médico.
      Bjs

  19. Edinelma 02/09/2015 at 18:06 - Reply

    Olá! Ao invés de eu tomar o chá na parte da manhã, posso tomar depois das 6 da tarde, tipo anoitecendo?
    E esse chá altera a fertilidade da mulher??

    • CozinhaFit 11/09/2015 at 13:59 - Reply

      Olá edinelma, desconheço estudos que comprovem essa relação de infertilidade ligada ao chá. De toda maneira, ao anoitecer evite chás com cafeína, como preto ou verde para que tenha uma boa noite de sono.

  20. Alice 10/09/2015 at 02:09 - Reply

    Muito bom me ajudo bastante esclareceu minhas duvidas

  21. Vitor 14/09/2015 at 19:35 - Reply

    Quanto tempo depois da refeição eu posso tomar o chá ?

    • CozinhaFit 15/09/2015 at 01:53 - Reply

      Liquidos após ou antes as refeições em um intervalo de 30 minutos.

  22. Luzia 19/09/2015 at 01:56 - Reply

    Quem toma Marevan ( anticoagulante pode tomar o chá de ibisco?

    • CozinhaFit 19/09/2015 at 14:45 - Reply

      Olá Luiza, tudo bom?

      Neste caso melhor se informar com o médico que lhe receitou este medicamento.
      Abs,

  23. Amanda 16/10/2015 at 17:06 - Reply

    Eu tomei o chá de Hibisco a noite e bem forte, depois de meia hora me deu uma forte dor abdominal e diarreia será que foi o chá? Já faz umas 02 semanas que estou tomando e isso aconteceu só uma vez. Grata

    • CozinhaFit 16/10/2015 at 19:19 - Reply

      Amanda pode ser sim, talvez estivesse muito concentrado e combinado com algo que comeu no dia. Se persistir é bom suspender o consumo e visitar um médico.

  24. Ermelinda 19/10/2015 at 00:01 - Reply

    Boa noite, tenho hipotiroidísmo e pressão baixa, posso tomar o chá de ibisco?
    Grata.

    • CozinhaFit 19/10/2015 at 12:33 - Reply

      Ermelinda, tudo bom?
      Casos clínicos recomendamos indagar ao seu médico, por precaução.

  25. Sandra 04/11/2015 at 15:21 - Reply

    Estou tomando chá ibisco mas me da muita ânsia, ñ gosto do sabor. Será q posso adicionar um copinho de suco laranja junto c 1litro de chá?

    • CozinhaFit 04/11/2015 at 18:45 - Reply

      O suco de laranja adicionará calorias, depende da sua dieta.
      Pode fazer o chá mais fraco também.

  26. joão 11/11/2015 at 21:24 - Reply

    quero saber durante quanto tempo devo tomar o chá de hibisco?

    • CozinhaFit 12/11/2015 at 12:11 - Reply

      Oá João,
      Melhor consultar o médico que te acompanha.
      Abs,

  27. hidemoto 22/11/2015 at 11:34 - Reply

    Podemos comprar folhas de hibisco a granel?Onde?

    • CozinhaFit 22/11/2015 at 21:43 - Reply

      Olá,
      Eu compro a granel em lojas especializadas em produtos naturais. Também existe no mercado. Um abraço.

  28. Renata Sena 07/12/2015 at 19:33 - Reply

    Qual a quantidade que posso tomar por dia?

  29. edvania 23/12/2015 at 18:14 - Reply

    ~estouamamentado posso tomar chá hibisco

    • CozinhaFit 25/01/2016 at 14:08 - Reply

      Melhor verificar com seu médico.
      Um braço,
      Sylvia

  30. Sara 27/12/2015 at 05:48 - Reply

    Amei a matéria, a mais completa e esclarecedora que encontrei até agora. Parabéns !!!!

    • CozinhaFit 25/01/2016 at 14:08 - Reply

      Obrigada Sara!!!!

  31. Solange Brandão dos Santos do Carmo 01/01/2016 at 21:55 - Reply

    Boa tarde, eu estou tomando hibisco para o colesterol, mas não sei se estou tomando certo, eu coloco na água fria, deixo por algumas horas até ficar bem forte a cor e depois eu tomo como agua, que me aconselha? obrigado

    • CozinhaFit 25/01/2016 at 14:06 - Reply

      Oi solange, recomendo verificar com seu médico.
      Um abraço, Sylvia.

  32. Sandra 04/01/2016 at 19:06 - Reply

    Boa tarde. Obrigada pelas valiosas informações. Posso misturar o chá com suco de uva orgânico?

    • CozinhaFit 25/01/2016 at 14:05 - Reply

      Oi Sandra, pode sim. Beijos

  33. elaine 10/05/2016 at 17:10 - Reply

    criancas com trigueceres alto pode tomar

    • CozinhaFit 11/05/2016 at 14:38 - Reply

      Olá Elaine, melhor consultar o pediatra.
      Bjs

  34. Luana 28/05/2016 at 16:34 - Reply

    Oi tudo bem ??
    Meu nome e luana
    Tenho 17 anos
    Tenho uma filha de 11 mes
    Gostaria de saber msm se a minha tem 11 mes eu não poço tomar hibisco????

    • CozinhaFit 06/06/2016 at 19:41 - Reply

      Oi Luana, tudo bom?
      Caso seja lactante é bom consultar seu médico sempre.
      Beijos

  35. Cleide Elaine 13/06/2016 at 18:23 - Reply

    posso fazer o chá dele fresco sem desidratar ?

    • CozinhaFit 15/06/2016 at 14:57 - Reply

      Oi Cleide, nunca fiz, nunca vi para vender ele fresco 🙂 beijos

  36. Cleide Elaine de paiva 15/06/2016 at 18:22 - Reply

    tenho um pé na fazenda e agora esta na época dele

    • CozinhaFit 16/06/2016 at 15:20 - Reply

      Poxa que legal!
      Acredito que a forma de preparo seja a colocar a água para ferver, quando ferver coloque a planta e deixe por 5 minutos fervendo. Como fazemos com sólidos.
      Nunca fiz esse chá com a erva fresca, não sei se vai ficar muito forte ou fraco rs
      Beijos

    • Viviane 18/10/2016 at 01:17 - Reply

      Cha de hibisco pode ser tomado junto com olistate?

      • CozinhaFit 18/10/2016 at 21:13 - Reply

        Oi viviane, boa tarde.
        Neste caso, por ser orlistate um medicamento de emagrecimento, prescrito por médico, melhor buscar a orientação juntamente ao profissional que faz seu acompanhamento.
        Beijos

  37. Cleide Elaine de paiva 16/06/2016 at 17:01 - Reply

    boa tarde , obrigada !!

  38. Carol 27/09/2016 at 12:29 - Reply

    Olá , posso misturar o cha com um suco de laranja por exemplo ?
    Não me dei muito bem com o sabor rsrsrsrs
    Será que vai continuar com os benefícios do cha ?
    Obrigada

    • CozinhaFit 29/09/2016 at 15:00 - Reply

      Oi Carol, pode sim, mas lembre-se que ao adicionar um suco você adiciona calorias e os açúcares naturais da fruta, que são transformados em glicose no corpo.
      A melhor coisa é escolher um chá que ache agradável ao paladar ou misturar com outro chá, como o de morango ou maçã, que são mais saborosos.
      Beijos

  39. IRENILDE DE SOUSA SILVA DANTAS 07/10/2016 at 16:21 - Reply

    Olá boa tarde, sou Nilde e gostaria de saber a quantidade de água fervida para fazer o chá de hibisco?
    E pode tomar o chá no período mestrual?

    • CozinhaFit 07/10/2016 at 20:37 - Reply

      Uma colher de sopa para 1/2 litro geralmente basta. Mas depende do seu paladar, se gosta mais fraco ou mais forte.

  40. Katy 13/10/2016 at 22:38 - Reply

    Ola o cha de hibisco corta o efeito do anticoncepcional? Tomar 250 ml por dia de chá é o suficiente para dar resultado para secar a barriga?

    • CozinhaFit 17/10/2016 at 18:59 - Reply

      Oi Katy, tudo bom?
      O chá não terá efeito de secar barriga por si só. é preciso combinar atividades físicas e dieta saudável.
      Beijos

  41. Ivonetom.br@gmail.com 17/10/2016 at 13:54 - Reply

    Oiii meu nome é ivonete gostaria de saber se posso tomar o chá de hibisco pós estou amamentando meu filho tem 2 anos será que posso tomar

    • CozinhaFit 17/10/2016 at 18:57 - Reply

      Oi Ivone, tudo bom?
      acredito não ter problema, porém o ideal é perguntar ao seu médico ou pediatra do seu filho.
      Beijos

  42. Eryjose Kelly 30/10/2016 at 08:07 - Reply

    Olá.sou Eryjose. Minha bebê está com quatros meses e estou tomando o chá de hibisco apenas na hora q vou dormir. .pois é a hora q ela não mama. ..sim apenas amamentando. ..será q devo realmente parar de tomar…obg..pela atenção. ..

  43. Nanci 03/11/2016 at 22:45 - Reply

    Olá..será que posso usar as mesmas medidas de hibisco porém em 1 litro de água? Ele ficará mais fraco mas fará efeito?
    Obrigada

    • CozinhaFit 04/11/2016 at 11:03 - Reply

      Ficará menos concentrado! beijinhos

  44. Monicq 16/11/2016 at 18:48 - Reply

    Olá posso fazer o chá sem estar desidratada a flor? como fazer?

    • CozinhaFit 17/11/2016 at 15:22 - Reply

      Oi Monica eu nunca comprei sem estar desidratada.
      Beijos

  45. Simone 08/12/2016 at 18:05 - Reply

    Posso fazer o chá e deixa-lo na geladeira e ir tomando durante o dia?
    Posso colocar chia no chá?

    • CozinhaFit 16/12/2016 at 13:40 - Reply

      chia no chá acredito que deve ficar estranho pois a chia cria um gel. Chás são melhores se consumidos na hora, quanto mais tempo ficar reservado vai perdendo suas propriedades. Mas pode deixar na geladeira sim, mas nao por varios dias.

  46. Priscila 06/01/2017 at 00:14 - Reply

    Olá cozinha fit eu tenho 25 anos tenho um filho de 8 anos, com 28 quero ter outro , e verdade que esse chá de hibisco não deixa engravidar depois que para de tomar? Bjs

    • CozinhaFit 16/01/2017 at 14:15 - Reply

      Nao creio que isso seja verdade se relacionado a um consumo moderado de chá. beijos

  47. Reina Carvalho 17/01/2017 at 03:21 - Reply

    Adorei, foi de grande importância eu ter lido essa matéria, pois amamento!
    Estão de parabéns!!!

  48. , Lucilene 14/02/2017 at 19:25 - Reply

    Eu colo o chá de hibisco de infusão e coloco o sachê de chá de morando ou o sachê de chá verde..Isso pôde???

    • CozinhaFit 15/02/2017 at 13:28 - Reply

      oi! sim, ótima combinação.

Leave A Comment

transformers 5kolonya cumhuriyeti izlehacklinkalifuckmother fuck istanbul escort bayan tuzla escort kartal escort Estrogenolit 4k porno Bedava Porno Hardcore Sert Erotik Konulu Full Hd Pornosu Tecavüz Taciz Türk Porno Sikiş İzle Sarışın Porno Xnxx Yeşilçam porno Zenci porn Boşalma Amatör porno Japon porno Full HD porno Erotik Grup Seks Mastürbasyon izle porno sex mobil porno film porno izleo porno hd sikiş mobil porno film kaçak bahis instagram turk takipci satin al instagram takipci satin al instagram takipci alma ankara escort ankara escort ankara escort ankara escort ankara escort rus porno