Chá de Hibisco Emagrece?

Vocês perguntaram semana passada no nosso instagram @cozinhafit sobre CHÁ DE HIBISCO e hoje nossas nutris da Equipe Mpio Nutri respondem. Selecionamos algumas perguntinhas dos leitores e elas responderam cada uma.

O chá de hibisco tem sido apontado como auxiliar na perda de peso e por isso muita gente fica interessada nessa plantinha. Mas não basta apenas tomar um litro de chá, certo? Precisamos conhecer melhor esse ingrediente e saber como, que horas, qual a quantidade que devemos tomar, as contraindicações, a funcionalidade… Por isso perguntamos às profissionais. Veja abaixo tudo sobre chá de hibisco e não esqueça de sempre consultar um nutricionista.

O que é Hibisco?

—-

hibiscoHibiscus sabdariffa L. (Malvaceae) é uma importante planta medicinal, originária da Índia, do Sudão e da Malásia, sendo posteriormente levada para a África, Sudeste da Ásia e América central. É conhecida como “azedinha, azeda-da-guiné, caruru-azedo, caruru- da-guiné, cha-da-jamaica, pampolha, pampulha, papoula, papoula-de-duas-cores, quiabeiro-azedo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira”. É um arbusto perene, que pode atingir cerca de 2 a 3m de altura, sendo cultivada devido ao interesse em suas folhas, cálices, sementes e fibras, que são utilizados na alimentação de animais, como fonte de fibras para a indústria de tecido e papel e para preparar bebidas com objetivos culinários e medicinais .

Novos estudos sobre Hibisco apontam que:

Chá de Hibisco evita o acúmulo de gordura:

Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo. Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura.

Ação diurética:

O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação. Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética. Ainda não foram identificados quais os nutrientes que proporcionam o benefício.

Controla o colesterol:

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%. O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante.

Controla a pressão arterial:

Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos. Os estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Bom para o cérebro:

O chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

Perguntas feitas pelos nossos seguidores através do instagram @cozinhafit:

@marnazilla  Quão forte eh o efeito diuretico dele, e qto eh preciso tomar por dia para obter esse efeito?

O hibisco tem vitamina C, o que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando acirculação. A propriedade que confere o poder de emagrecimento do chá de hibisco é a diurética, pois a eliminação de líquido do organismo tem como conseqüência a perda de peso. Entretanto, o uso contínuo de diuréticos sem acompanhamento médico ou qualquer outro tipo de controle pode acarretar em desidratação e alteração de eletrólitos.

Quanto à posologia, não existe uma dosagem específica, mas recomenda-se que o chá seja consumido com moderação (máximo de 400ml por dia), para evitar os efeitos acima mencionados.

@ican65 Quanto tempo o chá preparado dura? Qual a melhor forma de conserva-lo, quente ou frio?

O armazenamento prolongado do chá de hibiscus (e de qualquer outro) não é recomendado, pois ocorre perda dos compostos fenólicos. Pode ser consumido quente ou gelado, até 24 horas após a infusão.

3 mamaecorredoraOpções prontas/em pó funcionam tbm? Ou somente a infusão feita em casa?

O ideal é preparar o chá pelo método tradicional da infusão caseira (esquentar a água até que inicie o processo de ebulição (fervura), não deixando ferver, e o tempo de infusão da erva na água quente dura de 3 a 5 minutos), utilizando a erva in natura, uma vez que os processamentos e demais processos de industrialização podem comprometer a integralidade das propriedades nutricionais da planta.

@luamartinss Posso tomar junto com chá verde?

A combinação entre chá de hibisco e chá verde resulta na união de suas propriedades nutricionais, pois enquanto o chá verde promove a oxidação de gorduras, o chá de hibisco atua como digestivo e diurético. Por esse motivo, associar esse chá ao verde pode potencializar e acelerar os resultados da dieta, lembrando que toda dieta ser acompanhada por uma alimentação equilibrada e atividade física.

5 danigam1Existe alguma contra-indicação para quem tem anemia?

Não. Não existe nenhuma contra-indicação ou relação do consumo do chá com anemia, pelo contrário, em sua composição encontramos Ferro e ácido fólico que até contribuiriam para uma melhora do quadro.

@carolyamim Quem esta amamentando pode tomar?

Apesar de não existirem relatos sobre contra-indicações ou efeitos colaterais, é sempre bom buscar acompanhamento nutricional e/ou médico para fazer uso deste alimento, principalmente mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

O consumo do chá deve ser evitado por gestantes e lactantes. Além de sua ação diurética(que não é interessante durante o aleitamento), estudos recentes mostram uma possível ação mutagênica na bebida podendo interferir na estrutura dos genes do bebe e causar problemas futuros.

@mentefitcorpofit Qual é o melhor hora?

Sobretudo após as refeições, já que o chá de hibisco auxilia na quebra de amidos e açúcar, contribuindo para o emagrecimento.

@amottta Misturo a infusão do chá de hibisco com suco de uva integral. Gostaria de saber se essa mistura interfere nas propriedades do chá.

A mistura do chá com outras bebidas ou alimentos não interfere nas características funcionais do chá. Pelo contrário, torna se até bem interessante a variação dessas misturas agregando ainda mais valor nutricional e potencializando os efeitos funcionais. Os “suchás” são ótimas opções, por exemplo: Chá de hisbisco, Chá verde, gengibre e morango, você agregaria os valores funcionais do chá de hisbisco ( diurético, redução do colesterol, diminuição de gordura abdominal, anti hipertensivo, anti oxidante), aos efeitos termogênicos, antioxidantes e detoxificantes do chá verde e do gengibre e ainda, agregaria mais valor nutricional do morango ( Vit. C, fibras, flavonoides,..)

Sendo assim, use e abuse da criatividade e se beneficie das propriedades do chá de hibiscos e outros nutrientes como preferir.

Existem no mercado diversas opções de chá de hibisco, tanto em pó como em sachê. Além de alimentos elaborados à base deste poderoso chá. Separamos algumas dicas bacanas. 

Chá Verde + Chá de Hibisco da Marca Bio2, que estimula a queima de gordura:

hibisco2

Chá instantâneo de hibisco com chá branco, sabor hibisco, acrescido ainda de um mix de vitaminas e minerais, da marca NU3 Naturals:

hibisco01

– Bea Hibisco, da Beavita, é um suplemento à base de hibisco em cápsulas, com adição de extrato de acerola, vitamina C, vitamina A, vitamina E, picolinato de cromo, zinco e selênio quelatos.

hibisco3

– Chá de Hibisco com Abacaxi da Nutraway ajuda a desintoxicar o organismo:

hibisco4

———

1526132_281058625376092_464154000_n (1)

Texto elaborado pela equipe MPIO Nutricao & Saude (Maria Fernanda Pio – Mila Moraes – Keli Torres – Marcela Martins)

Responsável: Maria Fernanda Pio Nutricionista
CRN-RJ 08101851 Tel.: RJ – (21) 7564-9041 / MA – (98) 8117-8300
https://www.facebook.com/mfpio
Instagram: @mpionutri

*Imagens: google

2017-02-28T01:08:49+00:00 fevereiro 27th, 2017|95 Comments

95 Comments

  1. , Lucilene 14/02/2017 at 19:25

    Eu colo o chá de hibisco de infusão e coloco o sachê de chá de morando ou o sachê de chá verde..Isso pôde???

  2. CozinhaFit 15/02/2017 at 13:28

    oi! sim, ótima combinação.

  3. Raíssa 26/07/2017 at 11:32

    Oi!
    Na matéria tem a pergunta, mas não a resposta. Qual a melhor forma de armazenamento do chá de hibisco depois de pronto? Posso deixá-lo em temperatura ambiente? A questão do tempo depois de pronto apenas altera seus componentes ou fermenta e estraga o chá?
    Grata!

  4. CozinhaFit 02/08/2017 at 16:31

    Olá, o ideal é fazer e consumir no mesmo dia. Beijos

  5. CozinhaFit 02/08/2017 at 16:32

    Oi! é ideal fazer consumir no mesmo dia. Se precisar coloca na geladeira.

Leave A Comment