CAVACA SEM GLÚTEN

Pra quem não sabe (eu não sabia!), cavaca é tipo um bolinho/broa de milho típico de Minas Gerais. Troquei os ingredientes e ficou igualzinho, só que mais saudável! Lembrando que não é uma receita de baixa caloria, somente melhorei a composição!!!! .
Foi feito a 8 mãos, Eu, minha amiga do estágio Larícia, o chef Iran, da panificação do Restaurante onde faço estágio, Giotto e sua assistente, Ana. Ficou deliciosa, levei umas unidades dessa cavaca sem glúten para a faculdade e foi o maior sucesso.

cavaca sem gluten

Dica: fica uma delícia com um cafezinho! Combinação perfeita!

Ingredientes:
🌽250g de farinha sem glúten Amina
🌽250g de fubá de milho
🌽150g de manteiga comum
🌽180g de açúcar demerara (eu quero colocar menos na próxima).
🌽 15g de fermento químico
🌽3 ovos (pode ser que precise de mais)
🌽1 gema para pincelar
🌽pitada de sal comum
💛 se tiver erva doce coloca um pouco que fica bom, a gente não tinha.

Farinha Amina = mistura de vários tipos de fécula, ótima para uma boa textura. Pode substituir por algum tipo de fécula ou farinha de arroz (integral não gosto de usar pois pesa), mas sugiro que misture pelo menos dois tipos de féculas ou farinha de arroz e fécula (meio a meio).

broa sem gluten

Modo de preparo:
Basta misturar todos os ingredientes em um bowl, com as mãos, até dar o ponto de uma massa uniforme. Fazer as bolinhas, colocar em um tabuleiro para assar untado com óleo , achatar cada bolinha um pouco com as mãos. Pincelar gema por cima, levar ao forno 180 graus por mais ou menos 20 minutos. Fica maravilhoso!

Minha filha adorou e as pessoas do restaurante que já haviam comido a receita original acharam igualzinha, não sabiam nem que era sem glúten e com outro açúcar.

cavaca sem gluten

 

2017-11-09T17:10:47+00:00 Categories: Doce|Tags: , |0 Comments

Leave A Comment